COOPERAÇÃO

FAB e EMBRAPA firmam parceria para aplicações de tecnologias agropecuárias

Cerimônia celebrou cooperação com assinatura de memorando de entendimento
Publicada em: 09/01/2024 14:33
Imprimir
Fonte: SEFA
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de envidar esforços necessários para a aplicação de soluções agropecuárias tecnológicas na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, foi assinado um memorando de entendimento entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A cerimônia alusiva à assinatura do memorando aconteceu no dia 19/12, no Salão Nobre da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), em Brasília (DF).

O evento contou com a presença do Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, entre outros Oficiais-Generais da FAB, além do Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, Doutor Sebastião Pedro da Silva Neto, e da Consultora Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica, Doutora Tania Patricia de Lara Vaz. O ato foi realizado pelo Secretário da SEFA e pelo Chefe-Geral da Embrapa Cerrados.

A parceria representa a união de conhecimentos e competências institucionais, que visa a aprimorar a execução de pesquisas científicas e inovação com a finalidade de avaliar e desenvolver resultados tecnológicos para uma agricultura cada vez mais sustentável. “É uma grande honra para a Embrapa celebrar esse instrumento de cooperação, porque somos instituições brasileiras que possuem missões. Através da inovação, podemos contribuir aumentando a produtividade e a sustentabilidade econômica, criando assim uma sinergia entre duas instituições fortes do estado brasileiro”, ressaltou o Doutor Sebastião Pedro da Silva Neto.

Com o memorando, ambas as partes se comprometem, de forma coordenada, entre outras atribuições específicas, a desenvolver sistemas de agro produção de alto desempenho técnico-produtivo, econômicos, ambientais e ecossistêmicos nas terras da guarnição de Pirassununga, atendendo as Organizações Militares do COMAER. 

O Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert enfatizou a satisfação de atestar de forma solene o instrumento de cooperação entre as instituições. “Agradeço o esforço de todos que trabalharam para que esse momento se tornasse realidade, fazendo com que esse primeiro passo fosse concretizado ainda em 2023. Tenho certeza de que existirão unidade e equidade nas ações e no desenvolvimento sustentável das atividades propostas. Reafirmando, então, o cumprimento da missão assumida para trazer os resultados que as duas instituições almejam e merecem.” expressou o Oficial-General.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER